"Ajudando as mulheres a liderar, vencer, governar." ✫Desde 2009✫

Nossa Brasília: cidadãos e cidadãs se unem para transformar o DF em uma cidade melhor 

Entrevista com Adriana Ramos, moradora de Brasília há 17 anos e Secretária Executiva Adjunta do Instituto Socioambiental, trata dos principais objetivos Nossa Brasília e das primeiras ações que o grupo irá investir.

Amanhã, 15/03, cidadãos e cidadãs do DF lançam o movimento Nossa Brasília, que tem o objetivo de incentivar os moradores do DF na transformação da cidade. A iniciativa faz parte da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e visa a melhorar a qualidade de vida, tornar a região mais sustentável, garantir acesso de cada um dos direitos básicos e promover uma convivência mais harmoniosa entre todos. Adriana Ramos, moradora de Brasília há 17 anos e Secretária Executiva Adjunta do Instituto Socioambiental, explica, em entrevista, que o movimento é resultado de um “esforço coletivo em prol de uma cidade melhor”. Adriana também diz que, neste ano, os integrantes do Nossa Brasília pretendem investir na definição dos indicadores de qualidade de vida para as diferentes regiões administrativas do DF, no monitoramento desses indicadores e na atuação do poder público nas questões que dizem respeito ao uso dos recursos públicos.

Como o movimento surgiu em Brasília?

Algumas pessoas que acompanham o movimento das cidades sustentáveis pelo Brasil trouxeram a idéia de criar o movimento por aqui. E não foi difícil mobilizar pessoas e instituições para apoiar a idéia, já que todos concordamos que o DF precisa de um esforço coletivo para melhoria das condições de vida, em especial, para que não venha enfrentar os grandes dilemas comuns aos centros urbanos. Começamos com pequenas reuniões, que foram se ampliando e nas quais fomos discutindo o que fazer e como fazer.

Se tivéssemos que definir o que significa o Nossa Brasília, como você o definiria?

O Nossa Brasília é um esforço coletivo em prol de uma cidade melhor. É um movimento para estimular os cidadãos a darem sua contribuição para que tenhamos uma cidade mais justa e sustentável.

Nesses quase um ano, onde ocorreram reuniões e discussões dentro do movimento, quais foram as atividades e resultados nessa construção coletiva para o lançamento do Nossa Brasília?

Esse foi um ano de grande mobilização de pessoas e instituições comprometidas com diversas causas, mas ainda é só um começo. O processo de construção do movimento proporcionou discussões muito ricas para definição de nossa identidade, nossos princípios e propósitos. E o mais importante foi a convicção de que, por mais que tenhamos essas bases definidas, o movimento é dinâmico, aberto e construído por todos.

Depois do lançamento, quais são as estratégias do movimento? Existe algum tipo de ação específica planejada?

Há algumas ações que já estão propostas como: a definição dos indicadores de qualidade de vida para as diferentes regiões administrativas do DF, o monitoramento desses indicadores e da atuação do poder público nas questões que dizem respeito ao uso dos recursos públicos. O movimento também vai propor ações e campanhas visando à revalorização do espaço público, à melhoria da autoestima e ao sentimento de pertencimento à cidade. E sendo um movimento de caráter participativo, estará aberto a propostas de todos aqueles que quiserem participar e contribuir.

Como é a atuação do grupo? Os cidadãos que participam fazem parte de diferentes áreas ? Como o grupo está se organizando?

O Movimento é formado por cidadãos e instituições de diferentes áreas de atuação. Alguns já são militantes em temas afins como, por exemplo, mobilidade urbana, sustentabilidade, justiça social. Outros são cidadãos buscando uma forma de participar mais ativamente da vida da cidade. O Movimento vai ter grupos de trabalho temáticos que terão a autonomia de propor ações e iniciativas, além dos encontros plenários. Todo mundo pode participar, seja nos grupos, seja nos encontros e eventos, ou interagindo com o movimento por meio de nossos canais de comunicação (site, redes sociais).

O que um cidadão que estiver interessado em participar do Nossa Brasília deve fazer?

Participar do lançamento, dos eventos, propor ações, promover reuniões e convocar amigos para também fazerem parte. Toda colaboração é bem vinda e estamos abertos a todos que querem ver o DF ser um lugar melhor para se viver!

Fonte: INESC

Publicado em 14/03/2012 11:15

Comentários fechados.

Ig
março 2012
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Curta!
Mulheresnopoder