"Ajudando as mulheres a liderar, vencer, governar." ✫Desde 2009✫

Estudantes da USP criam guia online

Estudantes da Universidade de São Paulo e criaram um guia colaborativo online de serviços locais chamado Kekanto (www.kekanto.com).  O guia funciona como um enorme Boca a Boca Online. As pessoas formam suas redes sociais, avaliam negócios locais (de restaurantes, bares e baladas a salões de beleza, spas, cirurgioes plásticos, etc) e, quando precisam de algum serviço, encontram facilmente a opinião de seus amigos a respeito de diversos provedores. Sendo as mulheres mais comunicativas, a tendência é que a maior parte do público será feminino.

A idéia surgiu das dificuldades observadas no ramo da construção civíl, em que a maioria das pessoas seleciona provedores de serviços através do bom e velho boca a boca. Apesar de produzir boas seleções em muitas ocasiões, o boca a boca é ineficiente em termos de tempo e alcance. Com isso em mente, romperam estas limitações a fim de produzir resultados imediatos, com mais opções e com a mesma riqueza de informações. O resultado foi o Kekanto.com, uma ferramente que ajuda os consumidores a tomar decisões de consumo mais informadas, aumentando sua satisfação.

O Kekanto.com também pode beneficiar as empresas. Através das resenhas dos usuários, as empresários podem identificar o que fazem bem e o que precisam melhorar, ajustando suas operações de acordo. O site lembra todos usúarios prestes a escrever uma resenha de que o Kekanto não é um espaço para desabafos e os encoraja a escrever resenhas úteis e construtivas tanto para os demais consumidores quanto para as empresas. A idéia é criar um circulo virtuoso de consumidores mais satisfeitos e empresas com melhores serviços.

O Kekanto posiciona-se em meio a duas grandes tendências socio-tecnológicas – a hipercomunicação através de redes sociais e o conteúdo gerado por usuários -, o que fica claro nas ferramentas de transposição de redes socias offline para o site e nas ferramentas de geração de conteúdo próprio (i.e. resenhas e comentários). Seus criadores imaginaram que este posicionamento ajudaria a popularizar o serviço, mas o número de acessos ao site tem crescido além de nossas expectativas mais otimistas. De fato, o Kekanto.com ainda está em desenvolvimento e o plano era divulgá-lo mais tarde, mas o número de visitas parece nos estar dizendo o contrário. Assim, aqui estamos.

No momento, nossa prioridade é construir uma base sólida de usuários para que o serviço agregue valor a população. Quando isso ocorrer, pensaremos mais na monetização.

A agênica USP uma publicou uma matéria sobre o Kekanto em seu Guia De Serviços (http://www.usp.br/agen/?p=19143), mas gostaríamos de divulgá-lo além do meio acadêmico pois acreditamos em sua utilidade social.

O guia é baseado em cidades e esta disponível em todo o Brasil

Comentários fechados.

Ig
março 2010
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Curta!
Mulheresnopoder